Orientação Parental
A orientação de pais cumpre o papel de ensinar e aprimorar as habilidades sociais com estratégias de prevenir problemas comportamentais futuros, além de habilitar pais, educadores, cuidadores e responsáveis a serem assertivos e efetivos na educação de crianças. Pois, a falta de habilidades parentais é, pelo menos parcialmente, responsável pelo desenvolvimento e/ou manutenção de interações familiares perturbadoras e influência no comportamento dos filhos. Outro objetivo da orientação de pais é melhorar as relações estabelecidas entre pais e filhos, tornando o ambiente familiar mais harmônico de modo a favorecer uma infância mais saudável.
Os comportamentos adequados e inadequados de crianças são produto de um processo de aprendizagem ocorrido a partir das interações sociais que vivenciam. Dessa forma, justifica-se a importância das intervenções de orientação parental para que se possa atingir o maior número de variáveis do contexto de crianças que determinam ou influenciam seu comportamentos.
As sessões de orientação parental são ótimas oportunidades para os pais melhorarem os seus níveis de informação e suas competências educativas, pois, através destas sessões, aprendesse estratégias que ajudam na promoção do desenvolvimento das crianças. As técnicas em Orientação Parental ou Treino de Pais foram extensamente avaliadas e ampliadas, e apesar de ser frequentemente empregadas no tratamento do comportamento infantil disruptivo, sua utilização é benéfica a todos que convivem com crianças.
Quanto antes em relação ao desenvolvimento das crianças a orientação de Pais for realizada, melhores e mais duráveis serão os resultados. Mas, a intervenção tardia é melhor do que nenhuma intervenção, pois mesmo assim pode auxiliar na diminuição do estresse dos pais.
A importância da família no desenvolvimento infantil
A família é um agente socializador. É nela que são criados os primeiros vínculos afetivos da criança que impactam seu desenvolvimento. A família pode ser entendida como uma instituição social que busca assegurar a continuidade e o bem-estar dos seus membros e da coletividade, abrangendo a proteção e o bem-estar da criança. Também é vista como um sistema social responsável por conduzir valores, crenças, ideias e significados presentes nas sociedades. Esta estrutura social está presente em todas as sociedades e atua como mediadora principal dos padrões, modelos e influências culturais.
As bases para o comportamento e desenvolvimento dos indivíduos são adquiridas através das relações entre os sujeitos e os seus contextos, relações essas caracterizadas pela mutualidade de influências. Assim sendo, as estruturas cognitivas adquiridas através das experiências de cuidado no seio familiar têm grande influência nas respostas emocionais e comportamentais da criança perante novas situações sociais.
É na família que a criança encontra elementos necessários para o processo de socialização e desenvolvimento de aspectos sócio-afetivos, como: autoestima, afetividade, confiança, motivações intrínsecas, quadro de emoções saudáveis, aceitação, autonomia, intencionalidade, decisão, maturidade, respeito e reciprocidade. A criança é marcada pelo meio social em que se desenvolve, tendo a família como um ponto de referência e instituição social responsável pela efetivação de seus direitos básicos. Através das relações vivenciadas no ambiente familiar e das trocas interpessoais é que a criança desenvolve sua identidade, autoconfiança e o dínamo de suas motivações.
O desempenho e envolvimento dos pais no âmbito familiar é de fundamental importância para que as relações educativas se estabeleçam e efetivamente promovam desenvolvimento social dos filhos.
O impacto da dinâmica familiar no desenvolvimento da criança requer grande atenção, sendo preponderante proporcionar aos pais/cuidadores ajuda no momento de educar, para que a criança tenha um bom desenvolvimento futuro. Dessa forma, identificar as dificuldades infantis e as dificuldades que os pais apresentam para favorecer o desenvolvimento das crianças é fundamental para estratégias de promoção de saúde mental.